Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Paraná: Defensoria passa na Assembleia

    Lei deve ser sancionada pelo governador na próxima semana, mas órgão começa a funcionar apenas no ano que vem, após a realização de concurso

    Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem, em última votação, o projeto que cria a Defensoria Pública no estado. O objetivo do órgão é prestar assistência jurídica gratuita a famílias carentes. A sanção da lei deve ocorrer na quinta-feira da semana que vem, 19 de maio, quando se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública. Formalmente, porém, a instituição só sairá do papel no ano que vem, após a realização de concurso público.

    Pelo projeto, haverá 333 defensores espalhados por todas as comarcas do Paraná, enquanto os servidores administrativos do órgão serão 426, entre sociólogos, psicólogos e técnicos administrativos para auxiliar o trabalho da instituição. Num primeiro momento, entretanto, o concurso público, que o governo promete realizar até o fim deste ano, prevê a contratação de 207 defensores as demais vagas serão ocupadas ao longo dos próximos anos.

    Até que a defensoria seja oficialmente instalada no Paraná em 2012, o que se chama de Defen soria hoje continuará funcionando com 26 advogados cedidos pelo Executivo e alguns profissionais vo luntários. Eles, porém, atuam apenas em Curitiba, já que, com esse quadro, mal conseguem dar conta da demanda da capital. Outro trecho do projeto prevê a eleição direta, entre os defensores, para o cargo de defensor-geral.

    Mais recursos
    Ontem, os deputados realizaram três sessões seguidas para garantir que a matéria passasse por todas as votações e, assim, possa ser sancionada no próximo dia 19. Por acordo de lideranças, somente duas emendas foram apresentadas e aprovadas, ambas do líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), que fez apenas mudanças pontuais no texto, sem alterá-lo significativamente. Já apresentei uma emenda à LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias]de 2012 reservando R$ 47 milhões para a Defensoria. Além disso, se necessário, faremos suplementação orçamentária aos R$ 28 milhões previstos para este ano, ressaltou o tucano.

    Responsável pela consolidação do texto enviado à Assembleia, a secretária de Estado da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, classificou a aprovação da matéria como um março histórico para o Paraná. Ganha a democracia e a população carente, que terá acesso à Justiça. Seja uma mãe que precisa ingressar com uma ação pedindo alimento para os filhos, a população carcerária, aqueles que precisam de medicamentos, comemorou, ainda em plenário, ao fim da sessão na Assembleia.

    A secretária ressaltou também que, a partir de ontem, o Paraná deixou de ser um dos únicos estados do país a não contar com uma defensoria efetivamente estruturada, contrariando uma exigência da Constituição de 1988 agora, apenas Santa Catarina continua descumprindo a lei.

    Veículo: Gazeta do Povo Online
    Estado: PR

    • Publicações1882
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parana-defensoria-passa-na-assembleia/2682358

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)