Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mato Grosso: Falta de documentação impede realização de trabalho e reconhecimento de filhos

    Centenas de detentos não estão podendo trabalhar nem reconhecer seus filhos. O motivo é relativamente simples: a falta de documentos básicos como certidão de nascimento/casamento, carteira de identidade e carteira de trabalho.

    Para suprir esta necessidade, que é de todo e qualquer cidadão, independente da privação de liberdade ou não, a Defensoria Pública de Mato Grosso está promovendo um mutirão na Penitenciária Central do Estado para regularizar este tipo de situação.

    De acordo com o artigo 31 da Lei de Execução Penal (LEP), o condenado à pena privativa de liberdade está obrigado ao trabalho, na medida de suas aptidões e capacidade. O projeto Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça, também visa efetivar a LEP e transformar a realidade penal no país, proporcionando oferta de trabalho aos presos, por empresas que se engajarem no projeto.

    O gabinete itinerante da Defensoria Pública também tem auxiliado nestes trabalhos, que desde o dia 27 de agosto já foram registrados mais de 200 atendimentos na Penitenciária Central. Alguns Defensores Públicos, que tomaram posse em agosto, estão participando do atendimento aos presos e fizeram algumas visitas à unidade prisional para conhecer de perto a realidade do sistema prisional.

    Em um primeiro momento estão sendo solicitadas as segundas vias de certidões de nascimento e casamento, para que em um segundo momento, em parceria com a Politec, sejam confeccionadas as carteiras de identidade aos encarcerados.

    A ação é de responsabilidade da Coordenadoria de Relações Institucionais da Defensoria Pública. O número de detentos que devem ser atendidos pelo mutirão ainda é incerto. De acordo com a Defensora Pública de Segunda Instância Danielle Villas Boas Biancardini, cada dia surgem mais nomes na lista de atendimento, os presos estão confiando no trabalho desenvolvido e se interessando cada vez mais em providenciar a documentação, explicou.

    Veículo: Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso
    Estado: MT

    • Publicações1882
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mato-grosso-falta-de-documentacao-impede-realizacao-de-trabalho-e-reconhecimento-de-filhos/2359223

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)